Principais filos animais e classificação



Principais filos animais e classificação
 
caramujo.jpg
 
Esse agrupamento reúne uma grande diversidade de organismos dentro do Reino Animal.

Poríferos

O filo Porifera reúne as esponjas, animais aquáticos com organização corporal muito simples. A maioria das espécies é marinha, vivendo presas às rochas e objetos submersos. As esponjas não apresentam nenhum tipo de órgão, nem mesmo tecidos diferenciados.

Cnidários

O filo Cnidaria reúne os cnidários, animais aquáticos cujos representantes mais conhecidos são as águas-vivas, os corais, as caravelas e as anêmonas-do-mar. A maioria dos cnidários é marinha; alguns vivem ficados a objetos submersos e outros nadam livremente.

Platelmintos

O filo Platyhelminthes reúne animais com corpo achatado dorso-ventralmente, que vivem em água doce ou salgada, em ambientes de terra firme úmidos ou no interior de outros animais, como parasitas. As formas de vida livre, aquáticas ou terrestres, são as populares planárias; os platelmintos parasitas mais conhecidos são as tênias e os esquistossomos.

Nematódeos


O filo Nematoda reúne grande variedade de animais de corpo cilíndrico e afilado nas duas pontas. Os representantes desse grupo vivem em todos os tipos de ambiente: em água doce ou salgada, na terra úmida ou no interior do corpo de animais e plantas, parasitando-os. Os nematódeos parasitas mais conhecidos são as lombrigas, os ancilóstomos causadores do amarelão e as filárias causadoras da elefantíase.

Moluscos

O filo Mollusca reúne animais de corpo mole, em geral revestido por uma concha calcária rígida. Os representantes desse grupo vivem em água doce ou salgada e nos mais diversos ambientes de terra firme; são os caramujos, os mexilhões, as lesmas, os polvos, as lulas, etc.

Anelídeos

O filo Annelida reúne animais de corpo cilíndrico dividido em segmentos transversais. Eles vivem em água doce ou salgada e em solo úmido. Os representantes mais conhecidos desse grupo são as minhocas, que vivem em terra firme, as sanguessugas, que vivem em ambientes úmidos ou em água doce, e os poliquetos, que vivem no mar, vagando pelo fundo ou dentro de tubos que eles mesmos constroem.

Artrópodes

O filo Arthropoda reúne uma grande diversidade de organismos, que se caracterizam por ter o corpo protegido por uma armadura rígida, o exoesqueleto de quitina. Seus representantes são divididos em três subfilos: crustáceos, quelicerados e unirâmios. Os crustáceos, em sua maioria aquáticos, são os camarões, as lagostas, os caranguejos, os siris, os tatuzinhos-de-jardim, etc. Os quelicerados, representados pelos animais peçonhentos como: aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros, são tipicamente de terra firme. Os unirâmios, como os piolhos-de-cobra (diplópodes), as centopeias (miriápodes) e os insetos, são animais de terra firme e constituem a maioria das espécies conhecidas de seres vivos.

Equinodermos

O filo Echinodermata reúne animais exclusivamente marinhos, considerados pelos cientistas como os mais aparentados com os cordados. Seus representantes mais conhecidos são as estrelas-do-mar, os ouriços-do-mar, as bolachas-do-mar e os pepinos-do-mar (holotúrias).

flamingoCordados

O filo Chordata reúne alguns animais invertebrados aquáticos, como as ascídias e os anfioxos, e todos os animais vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. È um grupo bem diversificado, que reúne animais com tamanhos e formas corporais variados, adaptados aos mais diversos tipos de ambiente.